1 de novembro de 2008

PUNK MARKETING Punk - uma atitude de revolta perante a tradição Marketing - a prática de encorajar os consumidores a comprar os produtos Punk Marketing - uma nova forma de Marketing que rejeita o estabelecido e reconhece a mudança do poder das empresas para o consumidor.
O Punk Marketing não se baseia numa técnica ou ideia única. É uma maneira diferente de fazer as coisas, baseado num conjunto claro de princípios de marketing, que tem por base a mudança do poder para o consumidor.
Alguns pontos fundamentais que não deverão ser esquecidos na prática do Punk Marketing:
1_ Se não arriscar, morremos
Em tempos de mudança, o maior risco é não arriscar. O truque é dar saltos calculados e partilhá-los com todos, excepto os consumidores.
2_ Porque não perguntar "porque não?"
Eis um exemplo bem perceptível. Quem não se lembra da campanha da DOVE? Porquê que teriam de ser mulheres perfeitas? Porque não mulheres que não tivessem uma beleza convencional???

3_ Adoptar uma posição firme

Decidir onde queremos posicionar a marca, terá de vir de um conjunto firme de convicções que estejamos preparados para defender em qualquer campo de batalha. Teremos de fazer com que aqueles que gostem fiquem leais amigos para sempre, e lançar uma nova marca com um posicionamento diferente, mas igualmente forte para outros possiveis admiradores. Exemplo: Procter & Gamble.

4_ Não ceder

Os clientes são importantes, o que não quer dizer que estejam sempre certos. Os consumidores gostam que lhes digam o que fazer. O que não gostam é que lhes perguntem o que querem, porque não sabem!

5_Expor

Hoje, graças aos sites de resposta imediata, ou às opiniões dos consumidores espalhados através dos blogues, um único cliente poderá destruir o impacto de uma campanha de marketing cuidadosamente preparada.

6_ Deixar a querer mais

Revelar aos poucos quem somos, com o tempo, e deixar um pouco para a imaginação. O mistério!

7_ Pensar à frente da concorrência

Ter um grande orçamento para "brincar", tenta o profissional de marketing a fazer duas coisas que não devia: seguir uma abordagem convencional (chata), e tratar os consumidores como uma massa (em vez de uma colecção de indivíduos com gostos difíceis).

8_ Não deixar seduzir pela tecnologia

Os media já não são a mensagem. É importante inventar novas formas de comunicar.

Objectivos da prática Punk_ exprimir claramente o que queremos e com simplicidade de uma forma "revolucionária". Não acreditar no marketing como o conhecemos, pois esse já morreu. As novas eras vêm aí e é importante que não as deixemos passar de forma indiferente...as práticas serão outras hoje, e amanhã não sabemos.

Vantagens:

_Substituiu os meios tradicionais de comunicação, pois actualmente as técnicas são outras;

_Seduz os consumidores de um modo mais profundo do que propriamente os comerciais da televisão, por exemplo.

Fonte: Executive Digest - Agosto 08

Carro de Fórmula 1 passeia por São Paulo - Buzz Marketing - Red Bull