
_De forma generalista, o Marketing Viral, é qualquer estratégia que encoraja os individuos/consumidores a passar adiante a sua mensagem de marketing, contribuindo assim para a oportunidade de crescimento exponencial da exposição.
_Podemos estar a falar de um simples vídeo colocado na internet, que permite chegar onde os meios tradicionais não chegam e com investimentos bem mais reduzidos.
_Estaremos a falar de algo semelhante a um vírus, ou seja, esta estratégia usa um rápido crescimento para uma "explosão" de milhares ou até milhões de leitores.
_É uma ideia simples, que as marcam apreciam e usam em proveito próprio. As que apostam, por exemplo, na colocação de vídeos no YouTube (sendo este um dos impulsionadores do Marketing Viral online), encontraram uma ferramente, que não é mais que o boca-a-boca na era da internet. É uma forma eficaz e económica usada pelos departamentos de marketing que permite às marcas estar onde os consumidores modernos estão e onde passam a maior parte do seu tempo.
Podemos ver o exemplo da Levi´s (consultar mini aplicaçaõ vídeos lado direito).
_Mas apesar do baixo investimento, é necessário apostar na criatividade, gerando impacto, porque só uma boa ideia conseguirá atrair a atenção das pessoas que automaticamente passaram a "palavra/link" fazendo crescer o seu ciclo em poucos dias.
VANTAGENS
_Ajuda na construção de um a marca, ou seja, enquanto que nos meios tradicionais terão de ser investidas pequenas fortunas, com o Marketing Viral, tal acontece instantaneamente com baixos custos;
_Notoriedade da marca;
_Internacionalização, ou seja, dando a conhecer o produto/serviço de forma global, os clientes deixam de ser locais e passam também a ser globais;
_Conquista de investidores;
_Aproximação directa com o consumidor;
_Crescimento exponêncial dos lucros.
DESVANTAGENS/CUIDADOS A TER
_Nunca deixar "morrer" as expectativas do público-alvo, ou seja, da forma que uma boa campanha de Marketing Viral tem sucesso, uma má campanha poderá descredibilizar a empresa ou produto. É importante apostar na originalidade/criatividade de forma estratégica.
Fonte:
_Revista Marketeer/Outubro 08
Sem comentários:
Enviar um comentário