
Em tempos passsados, na vertente do comércio, todos éramos tratados empiricamente de forma one-to-one, ou seja, tratavam-nos pelo nosso próprio nome, sabiam onde viviamos, que tipo de produtos consumíamos e quando é que os necessitavamos...
Hoje a realidade é outra, com o aparecimento das novas tecnologias e aquilo que antigamente era louvado, hoje é feito de uma forma bem diferente. Os consumidores cresceram, aculturaram-se e tornaram-se muito mais exigentes.
O Marketing Directo, foi a prática pioneira na identificação dos clientes, no seu tratamento direccionado e também na criação de segmentos comportamentais distintos.
O Marketing One-to-one é o resultado da evolução natural do Marketing Directo, que hoje em dia é aplicado através de diversos modelos de marketing, permitindo assim uma construção e desenvolvimento de relações entre as marcas e os seus clientes, enquanto individuos com vontade própria, necessidades específicas e inteligência. Isto, torna-se a sua principal vantagem.
Só muito recentemente é que o Marketing Relacional se tornou acessível, devido aos reduzidos custos dos recursos tecnológicos, pois a tecnologia permite hoje, que as empresas possam acompanhar os seus clientes de forma quase individual através, por exemplo, do e-marketing, telemarketing...
No meu entender, uma empresa one-to-one, deverá centrar o seu modelo de negócio no cliente, assim como nas relações que vai estabelecendo com o próprio ao longo do tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário